Instituto Sisar participa da 7ª Assembleia Geral da CLOCSAS, no Panamá
Instituto Sisar participa da 7ª Assembleia Geral da CLOCSAS, no Panamá
Com o objetivo de buscar novos conhecimentos e poder representar o Brasil na busca da universalização do abastecimento de água e fortalecimento das comunidades rurais, o Instituto SISAR, representado por seu diretor-presidente, Marcondes Ribeiro Lima, participou, no mês de outubro, da 7ª Assembleia Geral da CLOCSAS (Confederação Latinoamericana de Organizações Comunitárias de Serviços de Água e Saneamento), na República do Panamá.
A CLOCSAS é uma organização que nasceu em 2011 no II Encontro Latinoamericano de Gerenciamento Comunitário de Água, em Cusco (Peru), onde líderes de gerenciamento comunitário de água (GCA) de 14 países decidiram formar a organização.
O objetivo é fortalecer os processos de associativismo dos países e da região; promover o intercâmbio de experiências associativistas e visibilizar o trabalho das Ocsas (Organizações Comunitárias de Sistemas de Água e Saneamento).
A Assembleia reuniu representantes de 14 países latinos americanos que atuam como Organizações Comunitárias de Sistemas de Água e Saneamento (Ocsas): Brasil, Panamá, Chile, Paraguai, Argentina, Colômbia, Honduras, Bolívia, Nicarágua, República Dominicana, Peru, Equador, El Salvador e Costa Rica.
A programação reuniu as associações rurais do Panamá para apresentar as atividades da CLOCSAS; promoveu oficinas de planejamento estratégico para fortalecimento da organização, missão, e junto aos meios de comunicação; como também, eleição da nova diretoria para gestão 2020-2022, além de delegados para as frentes estratégicas.
Integram a diretoria da CLOCSAS representantes dos seguintes países: Brasil, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Panamá, República Dominicana e Argentina. Marcondes Ribeiro foi eleito membro da diretoria para representar o Brasil.
Como estratégia prioritária para o próximo ano, a diretoria elegeu dentre as experiências com Ocsas, delegados que irão atuar em cinco frentes: gestão local; alianças estratégicas; coordenação programática; gestão financeira e administração; e gestão de conhecimento e comunicação.