A gente faz o Ceará melhor

Mais do que levar saneamento básico para as pessoas, nosso papel é resgatar a alegria que há dentro de cada uma das pessoas beneficiadas pelo nosso trabalho.

Missão

Garantir a melhoria da qualidade de vida da população rural, assegurando a prestação dos serviços de manutenção em saneamento básico, de forma autogerida e autossustentável, contribuindo para o desenvolvimento social e a preservação ambiental.

Visão

Ser reconhecida como uma organização da sociedade civil que fornece água tratada e capacitação social à população rural do estado do Ceará.

Valores

  • Compromisso com a Vida, com o Meio Ambiente e com a Sustentabilidade
  • Ética e Transparência
  • Resgate do Associativismo
  • Respeito às Pessoas
  • Valorização da Vida

Uma história de muitos desafios
e grandes vitórias

28 anos de sucessos

O Sisar nasceu em 1996, em Sobral, e vem sendo desenvolvido desde então. Seu crescimento e atuação tornaram-se tão importantes para o estado, que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar) em 1999, para lidar com as pautas do sistema e demais assuntos relacionados com o saneamento básico na zona rural.

O Sisar foi um dos principais vetores de implementação do Projeto São José no interior do estado e seu sucesso fez com que, a partir de 2001, o modelo de gestão passasse a ser replicado em outras regiões do Ceará.

 

Entendendo melhor o Sisar

Desde 1996

O Sisar é uma organização não governamental, sem fins econômicos, formada pelas associações comunitárias que possuem sistemas de abastecimento de água e esgoto, pertencentes à mesma bacia hidrográfica.

Uma alternativa viável e sustentável 

Como o gerenciamento desses sistemas pela concessionária estadual de saneamento não é economicamente viável, fazia-se necessário um modelo de gestão diferenciado para tais sistemas. O Sisar é uma alternativa que utiliza a associação comunitária na gestão dos sistemas, reduzindo os custos e viabilizando a gestão dos mesmos.

Como funciona o Sistema

O Sisar é uma federação de associações que, através de contribuição mensal, financia uma estrutura responsável pela manutenção de seus sistemas, fornecimento de insumos (material para manutenção e tratamento), e capacitação social.

A gestão do sistema é compartilhada entre Associação e Sisar. O Sisar supre as carências técnicas, administrativas e sociais da comunidade, que solicita seus serviços quando esta não tem conhecimentos suficientes, como para a realização de manutenção de um conjunto motor-bomba, por exemplo.

Modelo replicável

O modelo de gestão Sisar pode ser implementado em qualquer estado que disponha de subsídio inicial para montagem da estrutura física e possa prover o acompanhamento da gestão.

Sustentabilidade comprovada

O Sisar é um modelo de gestão viável para localidades rurais pois, após 27 anos da implantação do primeiro sistema e 22 anos da replicação para outras sete regiões do Ceará, três deles já são completamente autossustentáveis, além de resgatar a cidadania das comunidades e garantir o investimento do estado nas localidades.

Resultados

Com o Sisar, o resultado do investimento em sistemas de saneamento rural pelo estado tem seu gerenciamento garantido, evitando o sucateamento prematuro.

As comunidades beneficiadas pelo projeto recebem palestras de educação sanitária, uso racional dos recursos hídricos e outras atividades relativas à capacitação social

municípios atendidos

localidades abastecidas

pessoas beneficiadas

municípios atendidos

localidades abastecidas

pessoas beneficiadas

O Sisar ao longo do tempo

Nosso papel
na vida dos
cearenses

O Sisar existe para contribuir na efetivação do dever constitucional de universalização da água.

Fale conosco:

 Sisar Fortaleza

85 3496.8865

Sisar Acopiara

88 3565.0350

Sisar Crateús

88 3691.0506

Sisar Itapipoca

88 3631.2580

contato@sisar.org.br

 

Sisar Juazeiro

88 3571.8963

Sisar Quixadá

88 3412.0763

Sisar Russas

88 2145.0702

Sisar Sobral

88 3614.1869

www.sisar.org.br

 

Projeto Coca-Cola
Verified by ExactMetrics