
Nos dias 10 e 11 de abril de 2025, Fortaleza (CE) sediou o 3º Fórum Internacional Universalizar, reunindo especialistas do Brasil e de diversos países para discutir os desafios e soluções para a universalização do saneamento básico. O encontro também abordou como as estratégias da COP 30 podem contribuir para a transformação da infraestrutura hídrica mundial, especialmente em contextos de vulnerabilidade social e ambiental.
O evento contou com a presença de gestores dos SISAR’s do Ceará, incluindo representantes das unidades: Sisar Vale do Acaraú, Sisar Litoral Oeste / Vale do Curu, Sisar Quixadá, Sisar Sobral e Acaraú, Sisar da Bacia Metropolitana, Sisar Crateús, Sisar Vale do Jaguaribe e Sisar Cariri. Estiveram estiveram presentes ainda, a Diretora Administrativo, Gardênia Oliveira, a Diretora Social, Nigéria Diniz, o Diretor Técnico, Átila Telles, ambos do Instituto SISAR e membros da Gerência de Saneamento Rural (GESAR). A participação dessas lideranças reforçou o comprometimento coletivo com o desenvolvimento de soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis para o saneamento rural.

O Sisar esteve representado no evento pelo diretor-presidente Marcondes Ribeiro, que integrou um painel de debates voltado ao tema “Saneamento rural em áreas vulneráveis”. Na ocasião, Marcondes apresentou casos de sucesso e experiências práticas desenvolvidas pelo Modelo de Gestão no Ceará, com destaque para os avanços obtidos na ampliação do acesso ao saneamento em comunidades rurais, bem como os principais desafios enfrentados na implementação de soluções em áreas de difícil acesso. A apresentação consolidou o modelo como uma referência nacional em saneamento rural.

O Fórum se consolidou como um espaço estratégico para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para o saneamento, promovendo um ambiente propício para trocar de experiências, boas práticas e soluções inovadoras entre gestores, especialistas e representantes de diferentes regiões e países.
Além disso, o evento destacou da articulação de parcerias interinstitucionais para a expansão do acesso ao saneamento básico, especialmente em áreas rurais e vulneráveis, em acordo com os princípios da Agenda 2030 e as metas de adaptação às mudancças climáticas previstas pela COP30.