
Nos dias 28 e 29 de julho, o Auditório da CAGECE em Fortaleza, foi palco da visita institucional de representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Estado da Bahia. A comitiva contou com membros da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).

A programação teve início com apresentações institucionais da CAGECE e da GESAR, conduzidas por Helder Cortez e Otaciana Alves, que destacaram a experiência bem-sucedida do modelo de Saneamento Rural do Ceará, com ênfase na atuação dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (SISAR).
Em seguida, Marcondes Ribeiro, diretor-presidente do Instituto Sisar, falou sobre o papel estratégico do Instituto no fortalecimento do modelo SISAR em todo o estado do Ceará. Alceu Galvão, representando a ARCE (Agência Reguladora do Ceará), apresentou o papel da regulação na garantia da qualidade dos serviços prestados no meio rural.

Outro momento importante foi a apresentação de Arthur Coutinho, Secretário Executivo de Saneamento da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de Pernambuco, que também compartilhou experiências e perspectivas no cenário brasileiro.
A presença do Instituto Sisar nesse encontro internacional reforça o reconhecimento do modelo como uma referência para políticas públicas de saneamento rural e destaca a importância da cooperação entre países para garantir o direito à água e ao saneamento, promovendo saúde, dignidade e desenvolvimento para as populações rurais da América Latina.

A programação seguiu com visitas às comunidades de Trapiá, Campo Novo e Cajazeiras, onde os representantes conheceram os sistemas de captação e abastecimento de água alimentados por uma usina de energia solar. Em Santana do Acaraú, visitaram o sistema de abastecimento da comunidade de Sapó, e em Acaraú, conheceram unidade de Acaraú filiada ao Sisar BAC e o sistema de abastecimento de água da comunidade de Juritianha.
A visita institucional reforça o conhecimento nacional da experiência cearense em saneamento rural e promove o intercâmbio de boas práticas entre estados, fortalecendo o compromisso com o acesso universal à água de qualidade, de forma sustentável e eficiente.
