Sisar atende mais de 1 milhão de pessoas em áreas rurais no Ceará
Sisar atende mais de 1 milhão de pessoas em áreas rurais no Ceará
Mais de 1 milhão de pessoas que vivem em zonas rurais no Ceará são beneficiadas com abastecimento de água tratada pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). O modelo de autogestão, criado pela Cagece, já atende 2.124 localidades rurais e abrange 169 municípios cearenses. Os números correspondem a 49% de cobertura dos serviços de água no meio rural do estado.
A gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Ribeiro, afirma que o Ceará é uma referência nacional e internacional com o modelo de gestão de saneamento rural do Sisar. “Os resultados que temos hoje mostram que estamos no caminho certo e refletem também a importância desse modelo de gestão para a manutenção dos sistemas já instalados e o desenvolvimento sustentável das comunidades”, reforça.
Os desafios, segundo Helder, se voltam principalmente para a necessidade de um arcabouço jurídico de leis federais que amparem o desenvolvimento de ações e garanta recursos, parcerias e a definição de um padrão para a universalização da prestação dos serviços de água e esgoto nas comunidades rurais não só do Ceará, mas do Brasil.
FONTE: Cagece.