14 de setembro, Dia da Gestão Comunitária de Água e Saneamento

Entregar água boa e qualidade de vida a milhares de cearenses é a missão do Sisar.

E nos enche de orgulho ser parte do Comitê Latinoamericano das Organizações Comunitárias de Serviços de Água e Saneamento (CLOCSAS), especialmente quando se comemora o Dia da Gestão Comunitária de Água e Saneamento, hoje, 14 de setembro.

Marcondes Ribeiro, Diretor-presidente do Instituto Sisar.

A seguir, confira a carta do Comitê Diretor do CLOCSAS, exaltando a importância das organizações como o Sisar e exaltando este dia tão importante para o povo cearense. 

“Nós, Organizações Comunitárias de Serviços de Água e Saneamento (OCSAS) na América Latina e no Caribe, desempenhamos um papel fundamental na gestão do abastecimento de água e saneamento nos locais onde os governos não atuam. Esse trabalho, que conhecemos como Gestão Comunitária, existe há mais de 60 anos em toda região. Atualmente, em toda América Latina e Caribe, estimamos que existem mais de 180.000 OCSAS que fornecem serviços de água, alguns de saneamento, a aproximadamente 80 milhões de pessoas, o que representa entre 20 e 40% dos habitantes de cada país.

Embora historicamente muitas de nossas OCSAS enfrentem grandes desafios, como o pouco acesso a treinamento, financiamento, tecnologias e infraestruturas adequadas aos contextos, o impacto positivo que tem contribuído para o desenvolvimento dos países é inegável. E esse impacto poderia ser maior se as OCSAS tivessem reconhecimento social e político como atores-chave no desenvolvimento rural e periurbano, bem como com mecanismos financeiros inovadores para melhorar e expandir os sistemas e a qualidade dos serviços.

Diante da pandemia pela COVID-19, como OCSAS e associações, nos organizamos gerando estratégias inovadoras e eficazes para enfrentar a situação e apoiar o trabalho de abastecimento de água potável para assegurar higiene e biossegurança necessárias. Este é mais um sinal da importância do nosso trabalho e de que hoje, mais do que nunca, devemos continuar trabalhando juntos na busca pela melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e periurbanas de todos os latino-americanos e caribenhos.

Enquanto CLOCSAS queremos aproveitar a celebração do nosso 14 de setembro, Dia da Gestão Comunitária de Água e Saneamento, para reiterar o compromisso que carregamos em nosso sangue de representar e exaltar os sentimentos de milhares de gestores comunitários e suas organizações em todos os níveis associativos. Esperamos que os governos reconheçam nosso trabalho, entendam melhor nossas necessidades e valorizem nossa participação como atores fundamentais para garantir o direito humano à água e ao saneamento em toda região.”

Projeto Coca-Cola