Sisar e Aprece oferecem seminário sobre saneamento rural

Fruto de parceria entre a Aprece, os Sistemas Integrados de Saneamento Rural do Ceará (Sisars) e o Instituto Sisar, o Seminário de Aproximação Modelo de Gestão Sisar e Saneamento Rural foi realizado, na última terça-feira (22). A iniciativa foi realizada de maneira virtual, via Zoom, contando com o apoio da Cagece e das Secretarias das Cidades e do Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado do Ceará.

Com a participação de mais de 200 pessoas, o evento foi uma oportunidade de conhecer melhor o modelo de gestão Sisar e entender como esse modelo exitoso pode auxiliar os municípios a fazerem a gestão do saneamento rural. O evento discutiu temas como Projeto São José, Programa Águas do Sertão, Arcabouço Jurídico, Saneamento Rural e Modelo de Gestão do Sisar. Na parte inicial do encontro, palestraram para os participantes o Secretário da SDA, De Assis Diniz; o Secretário Executivo das Cidades, Paulo Lustosa; e o Diretor-presidente do Instituto Sisar, Marcondes Ribeiro.

Seminário Sisar+Aprec

O evento, realizado via Zoom, contou com mais de 200 participantes.

No segundo momento do evento, os participantes foram divididos em salas virtuais simultâneas, de acordo com a Bacia Hidrográfica em que cada município está incluído. Na oportunidade, cada grupo discutiu sobre a atuação local do Sisar e sobre a importância da escolha dos representantes das prefeituras em cada bacia. Também foram realizadas as eleições dos representantes de cada região. As escolhas aconteceram e meio a muito diálogo e troca de informações e as representações ficaram da seguinte forma:

  • Bacia do Salgado (BSA): Crato e Porteiras

  • Bacia do Curu e Litoral (BCL): Itapipoca e Paraipaba

  • Bacia do Acaraú e Coreaú (BAC): Graça e Groaíras

  • Bacia do Alto Jaguaribe (BAJ): Campos Sales e Iguatu

  • Bacia do Banabuiú (BBA): Piquet Carneiro e Mombaça

  • Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe (BBJ): Palhano e Jaguaruana

  • Bacia Metropolitana (BME): Pacoti e Cascavel

  • Bacia do Parnaíba (BPA): São Benedito e Ibiapina


Texto retirado de: aprece.org.br

Projeto Coca-Cola