Após anos de espera, a zona rural do município de Maranguape, celebra a implantação do sistema de abastecimento da água nas comunidades. O projeto, que beneficiará diretamente cerca de 477 pessoas, foi concluído nesta semana e promete melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores.
O sistema de abastecimento, inaugurado na última terça -feira(17),é fruto de uma parceria entre o Instituto Sisar, Sisar-BME, Agir Ambiental , Heineken,Fundación Avina, Sisar BME e iniciativas comunitárias, que lutaram para garantir o acesso a esse recurso fundamental. Segundo o engenheiro civil Elves Monteiro, informa que a obra envolveu a instalação de mais de 6,5 quilômetros de tubulação, além de implementação de sistema de abastecimento,instalações de 126 novos hidrômetros, Estações de Tratamento de Água (ETA) que garantirão o fornecimento contínuo de água e novas melhorias foram realizadas para a comunidade de Forquilha distrito de Maranguape.
“Essa conquista não é apenas uma melhoria na infraestrutura, mas também uma questão de dignidade e saúde para comunidade “,afirmaram a Valéria Melo (Gestora Social) e Germilina Sousa (Resp.Comercial) ambos do Sisar-BME durante a reunião de inauguração. Até então, os moradores da região dependiam de caminhões-pipa ou precisavam percorrer longas distâncias para buscar água em fontes naturais, o que tornava a rotina extremamente difícil, especialmente em períodos de seca.
Ivoneide, relata que há décadas enfrentava dificuldades para obter água, expressam alívio e gratidão. “Agora, podemos cuidar melhor da nossa saúde e não vamos mais precisar economizar cada gota. Isso vai mudar nossas vidas”, declarou emocionada.
Marta (Assistente Social da Comunidade Riacho Verde), informa que utilizava águas de poços , açudes para o abastacimento na sua residência. ” Antes, não tinhamos uma água potável e tratada. Hoje, posso dizer que esse projeto veio para beneficiar e mudar a vida de todos da comunidade”.
A chegada da água na zona rural marca, assim, um passo importante na redução das desigualdades entre o campo e a cidade, oferecendo novas perspectivas para quem vive longe dos centros urbanos.