I Fórum De Conselheiros dos SISARs Ceará

O Instituto SISAR, com o apoio da Aliança Água + Acesso, promoveu nos dias 25 e 26 de abril de 2019 o I Fórum de Conselheiros dos SISARs Ceará. Com o tema “Formação e Organização Comunitária Rural”, o evento teve por objetivo analisar e disseminar conceitos de associativismo, voluntariado e experiência de gestão comunitária. O Fórum foi sediado na Cagece e teve o apoio da equipe da Gerência de Saneamento Rural (Gesar).

Participaram do evento os integrantes do conselho administrativo, conselho fiscal, copartícipes e os gestores dos 08 SISARs, além de representantes da Secretaria das Cidades, Cagece, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema), totalizando 129 participantes.

O diretor-presidente do Instituto SISAR, Marcondes Ribeiro Lima, apresentou a Aliança Água + Acesso, sua importância e seus objetivos, e mostrou aos participantes o detalhamento e andamento das obras nas comunidades beneficiadas pelo programa. Foi apresentada também a prestação de contas do Instituto SISAR, sendo ressaltada a importância do mesmo para a captação de recursos que são destinados para a melhoria do saneamento rural e universalização do acesso a água no Estado do Ceará. 

Durante o evento, foram realizados palestras, debates e atividades em grupo com os conselheiros presentes. A palestrante Prof. Dra. Cinthia Fonseca Lopes, sócia-diretora da Pótere Social, realizou diversas dinâmicas de grupo com os conselheiros dos SISARs, buscando estimular o pensamento crítico a respeito dos desafios enfrentados pelas comunidades com relação ao saneamento rural, a contribuição dos SISARs para o associativismo, quais os objetivos de cada comunidade e como atingi-los.

A palestra de Hélder Cortez, diretor de negócio do interior da Cagece, abordou o tema “História do Saneamento Rural” e destacou a grande importância do Fórum para o fortalecimento dos SISARs, através da capacitação dos conselheiros e do estímulo para que eles participem ativamente das decisões envolvendo o modelo de gestão.

O titular da Secretaria das Cidades, secretário Zezinho Albuquerque, foi um dos palestrantes e apresentou as iniciativas do Governo do Estado em relação às ações voltadas para a área rural, destacando a importância da aproximação com os conselheiros dos SISARs para o desenvolvimento de parcerias nos projetos de abastecimento de água no interior.

O encerramento contou com a presença do secretário executivo da Secretaria das Cidades, Paulo Lustosa, e do presidente da Cagece, Neuri Freitas. Ambos destacaram a importância do mode-lo de gestão do SISAR, já consolidado no setor de saneamento rural no Brasil e no mundo. Paulo informou que a experiência do SISAR foi mostrada recentemente em Washington, nos Estado Unidos, em um evento do Banco Mundial. Já o presidente Neuri destacou que o modelo de gestão do SISAR é referência tanto para os estados brasileiros quanto para outros países, cujas companhias de saneamento e abastecimento solicitam visitas à Cagece para conhecer o modelo de gestão do SISAR a fim de replicá-lo em suas respectivas regiões.

Projeto Coca-Cola