Inauguração do Sistema de Abastecimento de Arraial

No dia 05 de dezembro, foi inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água na Comunidade de Arraial, localizada no município de Vitória do Mearim, no Maranhão. Com a iniciativa da Fundação Vale, realização do Instituto Sisar e apoio da Prefeitura de Vitória do Mearim, o “Projeto Gestão Compartilhada da Água” levou a tecnologia social do Ceará, o Modelo de Gestão Compartilhada SISAR.

O modelo de Gestão Compartilhada foi implementado na comunidade de Arraial, beneficiando mais de 60 famílias com o abastecimento de água tratada. Os membros da comunidade foram fortalecidos com o trabalho social realizado, como o treinamento com a Diretoria da Associação local, capacitações de conscientização do uso da água, palestra e oficinas informativas para crianças e mulheres, como também reuniões informativas e de acompanhamento. Assim como recebeu todo treinamento e orientação sobre a área técnica, necessária para realizar o tratamento da água e demais serviços que fazem parte da gestão.

O povoado de Arraial tem uma população unida, que buscam melhorias para beneficiar e envolver todas as famílias, desde os processos de organização social até as atividades econômicas da localidade, como a produção de farinha de mandioca e produtos derivados do coco babaçu.

“Há sessenta anos nós vinha batendo na tecla e hoje está sendo realizado.” – Alderina Gomes, moradora de Arraial e Secretária da Associação de Moradores de Arraial de Cima.

Projeto Coca-Cola