Live do Água Doce discute higienização de reservatórios

O evento, intitulado Conversa com o Água Doce, vai ser realizado de acordo com um cronograma de datas e tem como ideia principal fortalecer a gestão e melhorar o desempenho dos operadores

Diante do atual cenário de pandemia, onde inúmeros casos de contaminação foram registrados na zona rural cearense, o Programa Água Doce – PAD realizou uma live, nesta quarta-feira (28), para tratar da importância da higienização dos reservatórios. A live contou com palestra do engenheiro químico e diretor-coordenador do Sisar de Fortaleza, Victor Ponte. “Quando iniciamos o acompanhamento nas comunidades do Água Doce, achamos estranho que em alguns casos a água tratada era turva, o que não era algo característico. A partir de então resolvemos insistir e priorizar ações de limpeza dos reservatórios, com a retirada total de resíduos”, explicou Victor.

A apresentação do engenheiro foi encaminhada de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde, anexo XX da portaria de consolidação nº 05/2017, que possui uma determinação da ANVISA que rege sobre a limpeza de caixa d’água , dentre suas normas e considerações, realizando o controle de qualidade e monitoramento de qualidade de água e reagente, garantindo o bom funcionamento e principalmente a manutenão dos reservatórios

Participaram da live representantes de 55 comunidades de 30 municípios atendidos pelo PAD. Ao todo, mais de 90 pessoas trocaram experiências sobre as diversas formas de limpeza e tratamento dado aos reservatórios. Segundo a técnica do Água Doce, Jane Guedes, o encontro teve como objetivo melhorar o desempenho dos operadores através de um tira dúvidas com técnicos especializados. Atualmente, os técnicos do PAD que estão dando suporte às comunidades de forma virtual com acompanhamento via whatsapp e telefone, se preocupam com a alta demanda em relação a qualidade da água, que é tratada através de um sistema de dessalinização.

Ainda segundo a técnica, a experiência exitosa dos Encontros Estaduais do Programa deu a ideia da realização da live, que vai ajudar diretamente aqueles que tem as maiores dúvidas em relação a essa higienização. O evento, intitulado Conversa com o Água Doce, vai ser realizado de acordo com um cronograma de datas e tem como ideia principal fortalecer a gestão e melhorar o desempenho dos operadores. Os temas a serem desenvolvidos serão baseados nas conversas e dúvidas recorrentes entre os operadores no grupo do WhatsApp PAD Manutenção. O objetivo é oportunizar aos operadores e grupos gestores do PAD um espaço onde possam interagir, tirar dúvidas, trocar experiências e adquirir conhecimentos. Na primeira reunião o tema será desenvolvido pelo engenheiro químico do Instituto SISAR, Victor Ponte com o tema: “Importância da limpeza dos reservatórios” e Limpeza Química, visto que essas são dúvidas recorrentes no grupo.

Esta matéria foi retirada do Portal da SRH: http://srh.ce.gov.br

Projeto Coca-Cola