Modelo de gestão Sisar é estudado na Holanda

O Sisar faz parte da base de dados do CDC-Case Development Centre (Centro de Desenvolvimento de Estudos de Casos) da Rotterdam School of Management (Escola de Negócios Rotterdam) vinculada à Erasmus University em Rotterdam, Holanda.

O CDC tem como foco a educação em gestão baseada em casos reais, conectando pesquisa, educação e negócios a nível mundial mediante o desenvolvimento de estudos de casos de alta qualidade para estudantes e especialistas que queiram aprender com as experiências de outras organizações da vida real.

Seu objetivo é, portanto, transformar experiências excepcionais em diferentes países em poderosas ferramentas de aprendizado com o objetivo de aproximar o ensino acadêmico com o ambiente de negócios.

O estudo de caso do Sisar foi desenvolvido pela Dra. Denise Moraes Carvalho durante seu período de Pós-doutorado na Erasmus University (2019-2021) e foi também o objeto principal de estudo de sua tese de doutorado em Parcerias no setor de Saneamento no Brasil (2019).

Durante sua pesquisa, Denise teve a oportunidade de visitar os Sisars de Sobral (Sede administrativa e Sistema da Comunidade de Marrecas) e SISAR Fortaleza (Sede administrativa).

O estudo analisa os desafios para a implementação de um sistema de água em zona rural, numa das regiões mais áridas e pobres do Brasil. O modelo de parceria do Sisar faz parte de uma série especial de estudos vinculados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com foco no ODS6 (Água Potável e Saneamento) e ODS3 (Saúde e Bem-estar).

O estudo de caso Sisar serve de exemplo aos alunos de uma solução inovadora para fomentar o desenvolvimento econômico e social em comunidades de elevada vulnerabilidade, bem como fomentar a discussão sobre políticas públicas voltadas ao saneamento rural.

Clique ou toque aqui para fazer o download do estudo (em inglês).

 

Projeto Coca-Cola