Fortaleza será palco de mais
um grande encontro do
saneamento rural

Entre os dias 25 e 27 de outubro de 2023, Fortaleza vai se tornar a capital do saneamento rural, abrigando dois dos mais importantes eventos sobre o tema.

As datas marcam a realização do XII Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais.

Prepare-se e venha compartilhar conhecimento e experiências conosco no Auditório da UNIPACE –
ALECE (Endereço: R. Barbosa de Freitas, 2674 –
anexo 2 – Dionísio Torres, Fortaleza – CE, 60130-24).

Conheça os Palestrantes e Mediadores

Veja quem vai compartilhar experiências e conhecimento nos eventos

Neuri Freitas

Neuri Freitas

Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Saneamento (AESBE) e Diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)

MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Grande Rio e mestrado em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Com vasta atuação nas áreas administrativa, financeira e comercial, implantou importantes ações de segurança hídrica no Ceará e iniciou processos inovadores no âmbito do reúso de águas, modernização administrativa e eficiência dos serviços prestados pela Cagece. Além disso, iniciou processo inovador de implantação da primeira planta de dessalinização de água marinha no Ceará.

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho

Coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação

Engenheira Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Engenharia Sanitária. Na COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais, dedicou-se por 34 anos ao saneamento de pequenas comunidades, tendo ocupado de 2006 a 2015 o cargo de coordenadora de Projetos Estratégicos de Programas de Saneamento Rural. Foi representante da empresa na Comissão de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (Municipal) e diversos Conselhos e Comitês do Estado de Minas Gerais, como o Comitê Gestor de Convivência com a Seca, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental desde 1974, foi Presidente da Seção Minas Gerais no biênio 2015/2017 e coordena a Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação desde 2008.

Salmito Filho

Salmito Filho

SECRETÁRIO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O deputado estadual Salmito Filho nasceu na capital cearense em 15 de outubro de 1974. É professor universitário; sociólogo; Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; e atualmente cursa Doutorado em Políticas Públicas (UECE) e MBA em Gestão e Governança Pública – UNIPACE. Foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e atualmente é deputado estadual reeleito para o quadriênio 2023 a 2026 com os votos de 56.624 cearenses. Assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) em 2019 e foi reconduzido ao cargo em 2021.Como deputado estadual, eleito em outubro de 2018, integrou a bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com foco para o desenvolvimento estratégico em todo o nosso estado. Foi vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e membro titular das comissões de Agropecuária e Educação. Em agosto de 2021, foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o destino dos recursos das associações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no período de 2010 a 2020. Foi eleito para o seu segundo mandato de deputado estadual em outubro de 2022 e tomou posse em primeiro de fevereiro, quando pediu licença do mandato para assumir, a convite do governador Elmano de Freitas, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico.

Zezinho Albuquerque

Zezinho Albuquerque

Secretário das Cidades

Zezinho Albuquerque é natural de Massapê (CE) e está em seu nono mandato de Deputado Estadual. Ao longo deste período foi por três vezes Presidente da Assembleia Legislativa, três vezes primeiro vice-presidente e três vezes o primeiro secretário. Sua trajetória no parlamento converge com sua atuação na gestão pública. Zezinho é reconhecido como político que atua na defesa e fortalecimento dos municípios cearenses, ao passo que entre 2019 e início de 2022, já esteve a frente da Secretaria das Cidades.

Cristiane Leitão

Cristiane Leitão

Mestre em Gestão em Saúde

Especialista em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social.

Especialista em Mediação e Práticas Sistêmicas Restaurativas;

Especialista em Audiologia.

Idealizadora  do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. 

Atua na área de Gestão e promoção de Saúde;

Gestão Ambiental e da Qualidade; Gestão da Responsabilidade Social e Empreendedorismo de Impacto Social.

Rosa maria da Costa

Rosa maria da Costa

Coordenadora de Capacitação local do SISAR/PI

Atua há 14 anos como Coordenadora de Capacitação local do SISAR/PI, Graduada em Licenciatura Plena em Ciências biológicas pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, e também graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Piauí UFPI, pós graduada em Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania- da Faculdade de Ensino Superior do Nordeste.

Antônio Miranda

Antônio Miranda

Engenheiro Civil e Sanitarista

Antonio Miranda é técnico em saneamento (ETFPE – IFPE) e engenheiro civil (Escola Politécnica da FESP – UPE), com especialização em Saúde Pública (USP).

Profissional na área de abastecimento de água e saneamento há 43 anos, trabalhou por 25 anos no setor público, iniciados na Compesa. Em seu período como dirigente, atuou em prestadores municipais e estaduais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e no Distrito Federal. Em Pernambuco, propôs a criação da secretaria municipal de saneamento do Recife, pasta cuja gestão foi exercida de 2001 a 2004.

Desde 2005 no setor privado, foi diretor de empresas de engenharia consultiva, e diretor executivo de um consórcio para projetar e construir um sistema de abastecimento na África. Desde 2017 dirige a Antonio Miranda Consultoria Ltda.

Teve dois mandatos na presidência nacional da Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, e foi conselheiro do UNSGAB – Conselho consultivo do Secretário Geral da ONU para assuntos de água e saneamento, durante toda a existência do Conselho.

Nos últimos anos tem trabalhado ativamente, no Brasil e no exterior, na implementação de modelos de gestão, tecnologias e soluções apropriadas, tendo em vista o acesso universal e sustentável à água potável e ao saneamento adequado.

Sergio Antônio Gonçalves

Sergio Antônio Gonçalves

Secretário Executivo da Aesbe

Com 34 anos de atuação no setor de saneamento, Sergio Gonçalves possui Mestrado em Saúde Pública na área de Estudo de Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento.

Com vasta experiência profissional, exerceu cargos de Direção em Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente no Ministério das Cidades; Ministério do Meio Ambiente; Ministério do Planejamento e na Autoridade Pública Olímpica. No terceiro setor, exerceu cargos de Direção e Gestão na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e na Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).

Daniel Pifano

Daniel Pifano

Professor Associado II na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), Mestrado e Doutor pelo programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras (2011). Atualmente é professor Associado II na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem experiência na área de Botânica, Recuperação de Áreas Degradadas, Agroecologia e Abastecimento de Agua em comunidades Rurais no semiárido.

Leonardo Athayde Macedo

Leonardo Athayde Macedo

Gerente Geral Central de Associações de Seabra BA

Administrador de Empresas.

Pós Graduando em Gestão Empresarial.

Há 18 anos como colaborador da Central de Seabra.

Marciano Rufino

Marciano Rufino

Coord. Operação e Manutenção do SISAR/PI

Graduado em Engenharia Civil.

Natanael Macário

Natanael Macário

Coordenador de Gestão na Gerência de Saneamento Rural da Cagece

Engenheiro Civil (Unifanor) e graduado em Administração de Empresas (Unifametro), com especialização em Gerenciamento de Obras (Unifor), Desenvolvimento Organizacional (IFAL), e cursando em Recursos Hídricos para o Semiárido (IF Sertão PE). Funcionário da Cagece há nove anos, atuou na operação como supervisor de rede de distribuição, na implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais como supervisor de obras, e atualmente Coordenador de Gestão na Gerência de Saneamento Rural da Cagece, atuando diretamente no apoio à gestão dos SISARs.

ALISSON OLIVEIRA

ALISSON OLIVEIRA

Coordenador de Licenciamento Ambiental de Projetos e Obras da Cagece

Especialista em Engenharia Ambiental – 17 anos de experiência em licenciamento do Saneamento. 

Conselheiro do Coema.

Membro da Câmara Técnica de Gestão Ambiental – CTGA – AESBE e da Associação Brasileira de Direito da Energia e do Meio Ambiente -ABDEM.

Consultor Técnico em Obras de Infraestrutura.

Andrevan Mercês de Sant’Anna

Andrevan Mercês de Sant’Anna

Diretoria de Saneamento da CERB

Formado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Universidade Federal da Bahia-UFBA) e Engenharia Civil (Universidade Católica do Salvador-UCSAL); especialista em Gerenciamento de Recursos Hídricos-Aspectos Técnicos, Jurídicos e Institucionais (Pós-Graduação- UFBA); MBA em Gerenciamento de Projeto (Unijorge). Na sua carreira profissional, exerceu diversas atividades em empresas privadas nas áreas de execução de serviços técnicos especializados em elaboração de projetos e de obras de saneamento.  Em 2005, foi convidado para trabalhar na CERB, onde exerceu diversas funções: chefe do Setor de Orçamento da CERB; gerente de  Divisão de Estudos e Projetos; e posteriormente gerente do Departamento de Estudos e Projetos e do Departamento de Obras e Serviços Sudoeste; também foi assessor da Diretoria de Saneamento; chefe de Gabinete; assessor técnico da Presidência; e ultimamente estava como coordenador do Projeto Bahia Produtiva  Projeto e Execução de Sistema de Abastecimento de Água e Saneamento Domiciliar). Em 25 de novembro de 2021, foi convidado para assumir a Diretoria de Saneamento da CERB

Domício Souza Chaves

Domício Souza Chaves

Presidente da Central de Associações Comunitárias Para Manutenção em Sistemas de Saneamento - Jacobina, Ba.

Agricultor.

Gestor Comunitário de sistema de Abastecimento de Água na zona rural de Itiúba.

Sócio Fundador da Associação Comunitária do Alto da Aroeira e Região, município de Itiúba – Ba.

Jeandro Laytynher Ribeiro

Jeandro Laytynher Ribeiro

Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)

Economista formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e traz uma vasta experiência no setor agrícola. Sua carreira inclui posições-chave em várias instituições governamentais.

Ele iniciou sua jornada na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e desempenhou um papel crucial na Secretaria de Agricultura do Município de Camacan e na Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF). Além disso, trabalhou no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e liderou a Diretoria Geral da Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR) por cinco anos.

Mais recentemente, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e, posteriormente, tornou-se Secretário da SDR. Atualmente, é o Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Maria Josilene Marques Silva

Maria Josilene Marques Silva

Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Benedito

Ensino superior, Licenciatura em História, na Instituição Ieducare.(2013-2017), Agente de saúde, Professora do EJA: Escola de Jovem e Adulto, Professora infantil na escola Municipal Cícero Clementino de Medeiros, Estou como presidente da Associação dos Trabalhadores do Sítio Cruz de Raio, Estou Presidente na Federação FAMER- Federação das Associações de Moradores e Entidades Rurais, Estou Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Benedito, Estou como Presidente do SISAR (Sistema Integrado Saneamento Rural).

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS ▪ Participo do Conselho da CMDCA- Conselho Municipal Direito da Criança e do Adolescente. ▪ Participei do conselho do Idoso. ▪ Participo do Conselho da Mulher. ▪ Participo do Conselho da Saúde do município de São Benedito.

Valcléia Solidade

Valcléia Solidade

Superintendente de Desenvolvimento Sustentável da FAS.

É formada em Gestão Pública e possui especialização em Inovação e Difusão Tecnológica. Possui 27 anos de experiência em projetos socioambientais, com atuação reconhecida no Projeto Saúde e Alegria, no Pará, e na coordenação do Programa Bolsa Floresta (PBF), implementado pela FAS no Amazonas. Neste período, exerceu funções de mobilização social e processos participativos, planejamento e gestão de projetos nas áreas de empoderamento social, infraestrutura comunitária e apoio à geração de renda. Durante a sua gestão, o Bolsa Floresta se consolidou como um dos maiores programas de Pagamento por Serviços Ambientais do mundo, e ajudou a reduzir a desigualdade por meio da assistência a 40 mil famílias em 16 Unidades de Conservação (UC) do Amazonas.

Marcelo Moreira

Marcelo Moreira

Diretor – Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf

Graduado em Engenharia Civil pela universidade Federal da Bahia.

Odebrecht Engenharia e Construções.

Sertenge Ltda.

Evandro Leitão

Evandro Leitão

Presidente da Assembleia Legislativa

Evandro Sá Barreto Leitão está no terceiro mandato consecutivo de deputado estadual e foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2024. Nascido em Fortaleza, no Ceará, em 16 de abril de 1967, é filho de Wellington Rocha Leitão e Silvia Barreto Leitão.

Evandro Leitão é servidor público, auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.

Foi reeleito em 2022 com 113.808 votos. Em 2018, foi eleito com 83.468 votos. Evandro Leitão foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014 com 70.228 votos, sendo o 12º candidato mais bem votado entre os 46 eleitos. Destacou-se na política cearense como líder do Governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa de 2014 a 2018. Em 2010, candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa pela primeira vez, obtendo 31.850 votos.

Como gestor, trabalhou no Governo do Ceará como Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará de 2011 a 2013, durante o segundo mandato do ex-governador Cid Ferreira Gomes.

Evandro Leitão atuou ainda como presidente do Conselho Consultivo do Fundo de Financiamento às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Estado do Ceará (FCE); do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho do Estado do Ceará (IDT); do Conselho Cearense do Artesanato e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CAISAN),

Coordenou a Comissão da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas); a Comissão da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas); e a Representação do Estado e dos Municípios da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE). Foi conselheiro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Cede) e do Conselho de Desporto da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (SESPORTE); membro do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset) e do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas).

Fora da política, é reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido como presidente do Ceará Sporting Club desde março de 2008.

Paulo Rogério Santos Guedes

Paulo Rogério Santos Guedes

Secretário Executivo da Proteção Social da SPS

Paulo Rogério Santos Guedes é funcionário público estadual desde 1984, quando ingressou na Fundação Programa de Assistência às Favelas (Proafa). É bacharel em Direito e em Geografia, com especialização em Gestão Social.

 

Paulo Guedes foi supervisor e diretor da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febemce); diretor da Divisão de Apoio às Comunidades do Interior, da Fundação da Ação Social (FAS), diretor do Centro Comunitário Luiza Távora (Farol), coordenador do Programa Criança Fora da Rua, Dentro da Escola e gerente do Núcleo Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. Antes de assumir a Secretaria Executiva, exercia a função de orientador da Célula de Logística e Patrimônio da SPS.

Marcondes Ribeiro

Marcondes Ribeiro

Diretor-presidente do Instituto Sisar

Diretor Presidente do Instituto Sisar, atuou por 19 anos na Cagece, na Gerencia de Saneamento Rural do órgão, apoiando a replicação do Modelo de Gestão SISAR no estado do Ceará. Contador de Formação, especializado em auditoria contábil.

otaciana ribeiro alves

otaciana ribeiro alves

Gerente de Saneamento Rural da Cagece

Mestre em Gestão de Recursos Hídricos pela UFC, Especialista em Gestão Empresarial pela FGV e Tecnóloga em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

Foi gerente da Unidade Executora do Programa São José – USPSJ, obras de saneamento rural. de 2007 a 2013.

Carlos Emanuel Brito Salmito

Carlos Emanuel Brito Salmito

Diretor de Negócio do Interior | DNI

Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Administração Pública (Estácio/FIC-2012). Trabalhou na Companhia de Integração Portuária (CearaPortos), de 2002 a 2005, com cargo Comissionado de Técnico de Suporte. Ingressou na Cagece em 2006 como Engenheiro de Operação e Manutenção, sendo supervisor de Manutenção em Automação (2008-2013), gerente de Manutenção Eletromecânica e Automação (2013-2015), Superintendente de Negócio Norte – SNN (2015-2023) e em abril de 2023 assumiu a Diretoria de Negócio do Interior.

Nigéria diniz

Nigéria diniz

Supervisora de Assessoria Social da Gerência de Saneamento Rural (Cagece)

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceara – UECE. Trabalha na Gerência de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) há 22 anos, onde ocupou os cargos de responsável social do Sisar BSA (Juazeiro do Norte-CE), Sisar BBA (Quixadá-CE) e Sisar BME (Fortaleza-CE).

Jaditania Araújo Vieira

Jaditania Araújo Vieira

Agente de Desenvolvimento Comunitário na Central de Associações Comunitárias Para Manutenção em Sistemas de Saneamento - Jacobina

Bacharel em Serviço Social;

Especialista em Saúde Pública; 

Especialista em Educação Infantil;

Especialista em Serviço Social e Educação.

Experiência de 6 anos em Saneamento Rural.

Alex Machado

Alex Machado

Mestre em Poder Legislativo pelo Centro de Formação

Advogado, especialista em Direito Administrativo pela UFPE, Mestre em Poder Legislativo pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR/CD). Servidor de carreira da Câmara dos Deputados, já atuou em diversos órgãos da Câmara. Foi Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Saúde e Diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde. Também foi membro do Conselho de Administração da Hemobrás e membro do Conselho de Administração do Grupo Hospitalar Conceição – GHC. Ocupou a Quinta e a Terceira Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Gildeone Almeida

Gildeone Almeida

Gestor Público com MBA em Gestão Empresarial

Atua no setor de saneamento desde 1997, prestando serviços para Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, quando em 2006, passou a integrar o quadro de empregados próprios da Companhia, após aprovação em concurso público.

 

Entre maio de 2006 e maio de 2007 atuou como líder do processo de Faturamento da Unidade Regional de Alagoinhas. Posteriormente foi designado Gerente do Escritório local de Nova Soure, cargo que ocupou entre os anos de 2007 à 2010, quando foi designado para ocupar a gerência do Escritório Local de Nazaré, permanecendo até 2013. Em novembro de 2013, foi designado para ocupar a gerência do Escritório Local de Santo Antônio de Jesus, permanecendo até maio de 2016, quando assumiu a Gerência da Unidade Regional de Santo Antônio de Jesus. 

 

Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Operação do Interior da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA, sendo está a responsável por promover, coordenar e fiscalizar as atividades de operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário e pelas atividades operativas de comercialização em 356 dos 368 municípios do estado da Bahia operados pela Embasa, atendendo a aproximadamente 10 milhões de pessoas. São vinculadas à Diretoria: 02 Superintendências, 13 Unidades Regionais, 211 Escritórios Locais, e 2.093 Empregados próprios da Companhia em sua estrutura operacional e administrativa.

Anderson Miranda

Anderson Miranda

Coordenador Geral de Projetos - FUNASA

Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia.

Foi Diretor Presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina-PE. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, campus Ciências Agrárias. 

Coordenador Geral de Projetos no âmbito de ações estruturantes para o saneamento rural concedidos pela FUNASA.

RODRIGO BRITO

RODRIGO BRITO

Chefe de ESG / The Coca-Cola Company /

Como Chefe de Sustentabilidade da Coca-Cola na região sul da América Latina, Rodrigo lidera as estratégias e iniciativas da empresa relacionadas a temas ambientais, sociais e de governança (ESG), como água, economia circular, agricultura, clima e empoderamento econômico em 6 países (Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai).

Com mais de 16 anos de experiência em sustentabilidade, inovação e empreendedorismo, ele é apaixonado por criar valor, desenvolvimento e impacto positivo para pessoas, empresas, comunidades e o planeta.

Rodrigo também é co-fundador e membro do conselho de duas organizações: Aliança Empreendedora, que apoia mais de 140.000 microempreendedores de baixa renda no Brasil, e Emerge, uma empresa que promove e apoia a inovação baseada em ciência e tecnologia avançada no Brasil, conectando cientistas, startups e soluções a empresas líderes como Novartis, BRF, O Boticário, Natura, Aché, Eurofarma, Braskem, entre outras.

Além disso, ele faz parte do conselho de diversas organizações e foi reconhecido como Fellow da Ashoka em 2007 e como Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em 2010.

Rodrigo possui um diploma em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná e concluiu vários programas de educação em inovação, empreendedorismo, estratégia e desenvolvimento em Stanford, Harvard Kennedy School, Indian School of Business e Yale.

Erisberg Silva

Erisberg Silva

Superintendente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece.

Mestrando em Climatologia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB. Especialista em Direito Ambiental, Direito Administrativo e Econômico pela Faculdade INTERVALE. Bacharel em Direito pela Faculdade de Fortaleza. Possui formação Técnica em Meio Ambiente pela Escola Técnica CEPEP. Agente Ambiental pela Universidade Aberta do Nordeste. Membro do Comitê de Monitoramento das Ações de Convivência com o Semiárido (Grupo de Contingência da Seca – GABGOV Ceará). Orientador do Plano Estadual de Convivência com a Seca no Ceará. Atuou como Conselheiro Suplente do CONERH – Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará. Foi Relator do Plano Estratégico do Saneamento Básico do Ceará – Pacto pelo Saneamento Básico da ALECE. Participante do Comitê das Bacias Hidrográficas Metropolitanas (CBH-RMF). Atualmente, é Superintendente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece. Tem experiência na área de meio ambiente, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e gestão de recursos hídricos.

Prof. Dr. Artur Paiva Coutinho

Prof. Dr. Artur Paiva Coutinho

Secretário Executivo de Saneamento do Governo do Estado de Pernambuco e Secretário das Microrregiões de Água e Esgoto do Estado de Pernambuco

É engenheiro civil pela UFPE, mestre em engenharia civil pela UFPE. Doutor em Engenharia Civil pela UFPE (2015), Doutor em Environment pela École Nationale des Travaux Publics de l’État (ENTPE)/Univsersité de Lyon 1/ França. Atualmente é Professor Adjunto da UFPE, Professor dos Programas dos Programas de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPE; e do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE,. Pesquisador do convênio entre a UFPE e o Departamento Nacional de Obras Conta a Seca (DNOCS). Membro do Comitê Técnico da Microrregião de Água e Esgoto do Sertão de Pernambuco. Coordena o Lócus de Inovação do Semiárido (LOISA).  Desde 2023 está como Secretário Executivo de Saneamento do Governo do Estado de Pernambuco e como Secretário das Microrregiões de Água e Esgoto do Estado de Pernambuco.

na área de meio ambiente, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e gestão de recursos hídricos.

Ana Borges Bertunes de Oliveira

Ana Borges Bertunes de Oliveira

Presidente da Central de Associações Comunitárias Caetité e Tesoureia da Associação dos Produtores de Volta da Serra.

Técnica de enfermagem e Agente Comunitária de Saúde há 27 anos. Participa do Conselho da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, da Associação das Mulheres do Teiú e do Conselho Municipal de Saúde do município de Paratinga-Bahia. Atuou no Conselho de gestão da Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas e Saneamento – Seabra/Bahia. Entusiasta do modelo de gestão Central e do associativismo.

MAGNA ANTUNES

MAGNA ANTUNES

Professora - COLÉGIO TANCREDO LIMA

Graduada em Biologia – Licenciatura – FACIBA: 2008.2

Pós Graduada em Psicopedagogia – Universidade Católica de Porangatu (LÍBER):
2010.2

COLÉGIO ALBETINO BISPO DOS ANJOS
Cargo: Diretora
Período 2013 – 2016

COLÉGIO ALBERTINO BISPO DOS ANJOS
Cargo: Professora
Período 2011 –2012

MILTON CESÁR ALVES DA ROCHA

MILTON CESÁR ALVES DA ROCHA

Presidente do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (SISARPI).

Formação acadêmica licenciatura plena em filosofia, 2015 pela universidade federal do
Piauí- foi Agente Comunitário de Saúde na cidade de Santa Cruz dos Milagres Piauí de
2000 a 2020, Coordenador do Programa de Alfabetização Solidário • Santa Cruz dos
Milagres-PI • de 2001 – até 2005, professor substituto na unidade escolar Estáquio
Portela Santa Cruz dos Milagres-PI •como mediador curso técnico em administração.-
2019, atualmente está pela segunda vez como presidente do Sistema Integrado de
Saneamento Rural do Piauí (SISARPI).

Flávio Marcos Passos Gomes Júnior

Flávio Marcos Passos Gomes Júnior

Diretor do Departamento de Saneamento Rural e de Pequenos Municípios

Engenheiro Civil, pela Universidade FUMEC.

Chefe da Assessoria de Assuntos Estratégicos da Vice Governadoria – Governo do Distrito Federal.

Diretor do Departamento de Atenção à Saúde Indígena – Ministério da Saúde.

Luiz Sérgio Farias Machado

Luiz Sérgio Farias Machado

Superintendência de Agronegócio e Microfinança Rural

Luiz Sérgio Farias Machado é Mestre em Administração de Empresas, engenheiro agrônomo, especialista nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico pela Fundação Dom Cabral e Kellogg Graduate School of Management, em Administração Rural pela Universidade de Viçosa e especialista internacional em Desenvolvimento Rural Sustentável, pelo IICA e Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha e participou de diversas comissões em nível do Governo Federal. Atualmente Superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do Banco do Nordeste e também foi superintendente da área de Negócios de Varejo e Agronegócios e da área de Microfinança e Agricultura Familiar. Atuou com professor na Universidade Estácio de SÁ ministrando disciplinas de planejamento, empreendedorismo, administração geral e estratégica e marketing.

Jade Romero

Jade Romero

Vice-governadora eleita do Ceará e Secretária das Mulheres

Jade Afonso Romero é graduada em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Especialista em Políticas Públicas, pela Universidade Gama Filho e Mestranda em Administração Pública, pela Universidade de Lisboa. Foi secretária-executiva do Esporte do Governo do Ceará na gestão Camilo Santana. Foi secretária de Participação Popular de Fortaleza e já representou o Brasil na reunião jovem dos Brics. Foi ainda presidente da Juventude do MDB no Ceará e presidente do MBD Mulher, além de membro da executiva de Juventude do MDB nacional e conselheira de Juventude. Em 2018, Jade Romero participou da Oficina de Jovens Líderes da América Latina.

Moisés Braz

Moisés Braz

Secretário - Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)

Moisés Braz Ricardo nasceu em 5 de setembro de 1963 no município de Massapê, Ceará, filho de Pedro Alcântara Ricardo e Maria Aparecida Braz Ricardo. Trabalhador rural, ainda jovem iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993, e foi coordenador regional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Ceará (Fetraece), de 1993 a 1996. Exerceu ainda o cargo de vice-presidente do STTR de Massapê em 1998, antes de assumir a Secretaria de Finanças da Fetraece, de 2001 a 2005, entidade para a qual acabou sendo eleito presidente por duas gestões (2005-2009 e 2010-2013) e posteriormente vice-presidente. Fundou e presidiu ainda o PT de Massapê, assim como a Executiva Estadual do partido em 2018.

Em outubro de 2014, Moisés foi eleito para assumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Ceará sendo o deputado mais bem votado do Partido dos Trabalhadores naquele ano, com 75.027 votos.

Entre as bandeiras defendidas por Moisés na Assembleia estão o fortalecimento da Agricultura Familiar com assistência técnica, terra, água, crédito e inclusão socioeconômica de jovens, mulheres e da terceira idade; a Reforma Agrária; a luta do movimento sindical de trabalhadores rurais e urbanos e o diálogo das Organizações da Sociedade Civil Organizada (ONGs) com os Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipais com vistas à construção e implementação das Políticas Públicas. Pautas que conferiram ao massapeense a reeleição nas eleições de 2018, com 83.489 votos, e em 2022, com 63.149 votos.

Ainda na Assembleia, Moisés presidiu a Comissão de Agropecuária. Durante os dois mandatos, aprovou diversas leis importantes de sua autoria direcionadas aos agricultores familiares. Exemplo da CNH Rural, que isentou trabalhadores rurais com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP, agora Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF) do pagamento das taxas do Detran quando da primeira habilitação ou renovação do documento.

Além disso, Moisés foi o autor de políticas públicas importantes, caso das políticas estaduais de fomento ao Cooperativismo (Lei nº 17.702/21), de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas e Mudas (Lei nº 17.179/20), da Política Estadual de Economia Solidária (Lei nº 17.916/22) e do Programa Apoio Técnico-Financeiro às Escolas Família Agrícolas (EFAs). Todas resultaram de projetos de indicação de Moisés Braz acatados pelo Poder Executivo.

Outras políticas importantes aprovadas no Parlamento Estadual que contaram com apoio e tiveram emendas elaboradas pelo deputado Moisés Braz foram a Política Estadual do Hora de Plantar (Lei nº. 17.534/21), que distribui sementes e mudas aos produtores; e a Política Regularização Fundiária Rural no Estado do Ceará (Lei nº 17.533/21), denominada Lei Wilson Brandão.

Em 29 de dezembro do último ano, o governador Elmano de Freitas anunciou a indicação de Moisés Braz para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), cargo no qual tomou posse em cerimônia realizada no Palácio da Abolição em 1º de Janeiro de 2023.

Larissa Gomes Moraes

Larissa Gomes Moraes

Secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia

Formada em Engenharia Civil e Comunicação Social, foi diretora de Meio Ambiente e Recursos Hídrica da CERB, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia. Já atuou como subsecretária na Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador, e diretora de Habitação e Regularização Fundiária na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador.

Danilo Ribeiro

Danilo Ribeiro

Bacharel em administração de empresas

Pós – graduando em Administração pública e Gestão Ambiental.

Experiência de 20 anos em Saneamento Rural.

Regiane dos Santos Silva

Regiane dos Santos Silva

Presidente do SISAR MOXOTÒ

Agricultora, líder comunitária, graduanda em Serviço Social.

Presidente do Primeiro SISAR do Estado de Pernambuco.

Arcoverde-PE.

Valéria Melo

Valéria Melo

Gestora Social do Sisar de Fortaleza

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. Iniciou no saneamento rural, em 2002, no Projeto Alvorada. Após coordenar ações na área da assistência e no sistema penal, ingressou no Sisar em 2008 e já foi gestora social do Sisar de Sobral. Atualmente é gestora social do sisar de fortaleza.

José Ribamar Nolêto de Santana

José Ribamar Nolêto de Santana

Advogado

Maranhense da cidade de Paraibano, José Santana é advogado e foi deputado estadual por dois mandatos. Graduou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT) e é especializando em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Piauí / Escola Superior de Advocacia da OAB-PI.

Ocupou funções no serviço público como diretor Legislativo e diretor de Orçamento e Finanças na Assembleia Legislativa do Piauí, diretor de Gestão de Pessoal e Planejamento Estratégico da Companhia de Habitação (Cohab) e diretor de Orçamento e Finanças da Secretaria de Justiça e Cidadania. Atuou recentemente como Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

FERNANDO MONTEIRO

FERNANDO MONTEIRO

DEPUTADO FEDERAL

Nascido em Recife, mas sua vivência, desde muito cedo, foi nas pequenas cidades do interior. Desde muito jovem, teve a certeza que de seria político para trabalhar pela melhoria da vida da sua gente. Ainda criança, começou as andanças pelo Estado acompanhando de perto as campanhas políticas do seu tio, José Múcio Monteiro, hoje ministro da Defesa do Brasil. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2014, depois em 2018 e em 2022.  Em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, Fernando Monteiro integra importantes comissões temáticas da casa, entre elas a Comissão de Finanças e Tributação, responsável por analisar as pautas econômicas que tramitam na Câmara. Presidiu a Comissão Especial da Reforma Administrativa e teve papel fundamental para aprovação do projeto do marco regulatório do saneamento, defendendo propostas em benefício do semiárido nordestino. Aliás, levar água de qualidade para todos tem sido a grande bandeira do seu mandato.

FRANCISCO ADALTO ALVES

FRANCISCO ADALTO ALVES

Gestor administrativo e Financeiro do SISAR BAC

Contador, formado pela
Universidade Estadual Vale do
Acaraú (2003), com
especialização e em Auditoria e
Consultoria, Advogado – formado pela Faculdade Luciano Feijão
– Sobral/CE (2019). Atuou no FAMA – Escritório de Contabilidade
Ltda, durante 14 anos, passando por todas as áreas (Fiscal,
Contábil, Pessoal e Auditoria), sendo nos últimos 8 anos, o
responsável geral pelo escritório. Gestor administrativo e
Financeiro do SISAR BAC, com sede em Sobral/CE, desde de
2000, atuando nos controles administrativos e financeiros, com
foco na garantia da sustentabilidade da instituição e na melhoria
constante da qualidade da prestação dos serviços as comunidades
atendidas.

RAUL ALVES

RAUL ALVES

Engenheiro Civil e consultor da MACS Brasil

Engenheiro Civil, formado pela
Universidade Estadual Vale do

Acaraú (2022), com pós-
graduação em Engenharia de

Saneamento e Preservação
Ambiental no Centro
Universitário Internacional
(UNINTER) e MBA em Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água
(SAA) e Sistemas de Esgotos Sanitários (SES) na IPOG. Atua como
Engenheiro Civil e consultor da MACS Brasil desde o início de 2023
com foco na iniciativa WaterSmart Network Optimization, um
software que possibilita simular o desempenho de redes de
distribuição de água e testar diferentes estratégias de otimização
tanto financeira quanto operacional.

Suelen Ferreira de Araújo

Suelen Ferreira de Araújo

Especialista em Direito Ambiental

Mestre em Ciclo Urbano da Água pela Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Engenheira Ambiental e Sanitarista pelo IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Funcionária da Companhia de Água e Esgoto do Ceará na Gerência de Meio Ambiente desde 2009. Experiência na área de Saneamento Ambiental, Gestão Ambiental, com ênfase em monitoramento ambiental, planejamento e gestão ambiental e projetos de sustentabilidade.

Juliana Garrido

Juliana Garrido

Especialista Sênior em Saneamento do Banco Mundial

Engenheira civil de formação pela UFBA, com mestrado em tecnologia ambiental e recursos hídricos pela UnB.  Além de consultoria, desde 2002, tem trabalhado no Banco Mundial com projetos relacionados à saneamento (rural e urbano), recursos hídricos, desenvolvimento urbano, entre outros temas no Brasil, Peru e Nicaragua.  No tema de saneamento rural, tem trabalhado desde 2009, tendo realizado alguns estudos sobre o assunto, além de apoiado na implementação de projetos no Brasil e Nicaragua.

Avelar Damasceno Amorim

Avelar Damasceno Amorim

Presidente Interino do CBH Parnaíba

Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Ex- presidente do EMATER-PI; Ex- Superintendente do INCRA-PI; Diretor Administrativo e Financeiro do CREA-PI; Ex-coordenador da UEG do PNMA e PROÁGUA da SEMARH; e atualmente Diretor de Sustentabilidade e Programas Especiais, coordenador do projeto de implantação do SISAR MEIO NORTE e presidente Interino do CBH Parnaíba.

Fernandha Batista

Fernandha Batista

Engenheira Civil

Formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Fernandha Batista, 37 anos, tem mestrado e doutorado na área de tecnologia ambiental e recursos hídricos, na mesma instituição, concluído em 2012 e 2021, respectivamente. Foi gerente comercial e de produção da empresa Projetec – Projetos Técnicos Ltda (2009- 2012). Entre 2013 e 2018 foi diretora de Manutenção Urbana da Autarquia de Manutenção de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Em 2018, tornou-se professora substituta da UFPE. Tem atuação importante e reconhecida no gerenciamento de projetos e obras de grande porte, a exemplo da reconstrução de 41 municípios após as enchentes de 2010 na Mata Sul de Pernambuco; da manutenção do sistema de drenagem da cidade do Recife; da manutenção do sistema viário do Recife, além de diversas publicações de âmbito técnico-científico. No período de 2019 a 2022, comandou a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, respondendo pelas áreas de transportes, recursos hídricos, e aviação civil do Estado.

Antônio dos Anjos

Antônio dos Anjos

Presidente do Sisar Alto Pajeú – PE

É formado em Técnico em Contabilidade, Superior em Serviço Social, Designer Gráfico Superior e Radialismo, Atuante no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras desde o ano de 2000, Escritor, Colunista do Jornal Correio de Notícia e do Jornal da AAL- PE.  Presidente do Sisar Alto Pajeú – PE desde 21 de julho de 2021.

Jussara Salgado

Jussara Salgado

Coordenadora do Programa de Infraestrutura Comunitária do Projeto Saúde e Alegria

Atuando há 4 anos na coordenação de projetos para a implementação de infraestruturas sustentáveis e tecnologias sociais que promovam o acesso à água, saneamento e energia para o bem viver de povos tradicionais da Amazônia. 

Telma Rocha

Telma Rocha

Representante Fundación Avina

Telma Rocha, profissional com 35 anos de experiência, tendo atuado nos setores privado, público e da sociedade civil organizada. Há 17 anos trabalha na Fundación Avina, uma organização que promove impactos colaborativos a partir do sul global em prol da dignidade humana e do cuidado com o planeta.  É Diretora Programática e responsável pelo Programa Acesso à Água que atua em 18 países da América Latina. Articula agendas colaborativas e gerencia projetos regionais. Telma também integra a diretoria voluntária da ANPECOM – Associação Nacional por uma Economia de Comunhão, organização que tem o objetivo de impulsionar o Movimento de Economia de Comunhão no Brasil. É Graduada em Psicologia pela UFPE, com diversas especializações, entre elas em Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável pela UFBA, Aprendizagem Organizacional,  e  Gestão de Serviços pela UFPE.

Francisco Danyel Nobre Barros

Francisco Danyel Nobre Barros

presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Morada Nova -CE

Formação em Contabilidade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido
(UFERSA), graduado em 2017. Especialista em MBA em Auditoria,
Controladoria e Gestão Financeira na UNIQ, concluída em 2023.
Com uma trajetória profissional marcada por liderança e dedicação ao setor
público, exerce atualmente o cargo de presidente da Regional IV da Associação
Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), onde contribui
para o desenvolvimento sustentável de projetos relacionados ao saneamento
básico.
Além disso, sua experiência inclui importantes cargos no âmbito da
administração municipal, sendo secretário de administração do município de
Morada Nova de junho de 2020 até janeiro de 2023. Nessa posição, demonstrou
suas habilidades de gestão e liderança ao gerenciar recursos públicos e
implementar estratégias eficientes.
Atualmente, Francisco Danyel atua como presidente do Serviço Autônomo de
Água e Esgoto de Morada Nova -CE, desde outubro de 2022 até os dias atuais,

contribuindo significativamente para a melhoria da infraestrutura hídrica e o bem-
estar da comunidade local.

Fortaleza será palco de mais um grande encontro do
saneamento rural

Entre os dias 25 e 27 de outubro de 2023, Fortaleza vai se tornar a capital do saneamento rural, abrigando dois dos mais importantes eventos sobre o tema.

As datas marcam a realização do XII Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais.

Prepare-se e venha compartilhar conhecimento e experiências conosco no Auditório da UNIPACE –
ALECE (Endereço: R. Barbosa de Freitas, 2674 –
anexo 2 – Dionísio Torres, Fortaleza – CE, 60130-24).

Conheça os palestrantes e mediadores

Veja quem vai compartilhar experiências e conhecimento nos eventos

(Obs.: Devido a limitações do sistema do Site para celular, caso queira a lista completa de Palestrantes, é necessário acessar a programação pelo computador).

Fernandha Batista

Fernandha Batista

Secretaria da Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco

Engenheira civil formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Fernandha Batista, tem mestrado na área de recursos hídricos e tecnologia ambiental, na mesma instituição, concluído em 2012, e doutorado, finalizado em 2021, na UFPE também na área ambiental.

Desde janeiro de 2019, comanda a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, respondendo pelas áreas de transportes, recursos hídricos, e aviação civil do Estado.

Neuri Freitas

Neuri Freitas

Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Saneamento (AESBE) e Diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)

MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Grande Rio e mestrado em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Com vasta atuação nas áreas administrativa, financeira e comercial, implantou importantes ações de segurança hídrica no Ceará e iniciou processos inovadores no âmbito do reúso de águas, modernização administrativa e eficiência dos serviços prestados pela Cagece. Além disso, iniciou processo inovador de implantação da primeira planta de dessalinização de água marinha no Ceará.

Marcondes Ribeiro

Marcondes Ribeiro

Diretor-presidente do Instituto Sisar

Diretor Presidente do Instituto Sisar, atuou por 19 anos na Cagece, na Gerencia de Saneamento Rural do órgão, apoiando a replicação do Modelo de Gestão SISAR no estado do Ceará. Contador de Formação, especializado em auditoria contábil.

otaciana ribeiro alves

otaciana ribeiro alves

Gerente de Saneamento Rural da Cagece

Mestre em Gestão de Recursos Hídricos pela UFC, Especialista em Gestão Empresarial pela FGV e Tecnóloga em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

Foi gerente da Unidade Executora do Programa São José – USPSJ, obras de saneamento rural. de 2007 a 2013.

Marciano Rufino Portela

Marciano Rufino Portela

Coordenador de Operação e Manutenção Técnica do Sisar-PI

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande, atua como coordenador de operação e manutenção do há seis anos.

Nigéria diniz

Nigéria diniz

Supervisora de Assessoria Social da Gerência de Saneamento Rural (Cagece)

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceara – UECE. Trabalha na Gerência de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) há 22 anos, onde ocupou os cargos de responsável social do Sisar BSA (Juazeiro do Norte-CE), Sisar BBA (Quixadá-CE) e Sisar BME (Fortaleza-CE).

milton césar da rocha

milton césar da rocha

Diretor Administrativo-Financeiro do Sisar-PI

Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí, Radialista pela Escola com Rádio do Brasil, Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Atualmente está como Secretário de Educação na Rede Municipal de Ensino.

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