Workshop Aliança Água+Acesso

O Instituto SISAR, representado por seu diretor-presidente, Marcondes Ribeiro, participou, nos dias 16 e 17 de julho de 2019, do Workshop Aliança Água + Acesso, promovido pelo Instituto Coca-Cola Brasil.

O evento foi realizado no prédio da Coca-Cola Brasil, localizado no bairro Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. Fizeram parte do Workshop integrantes das seguintes instituições: Instituto Coca-Cola Brasil, Fundação Avina, Instituto Iguá, Cáritas Diocesana Pesqueira, Fundação Amazonas Sustentável, Central, Instituto SISAR, CPCD, SISAR-PI, Projeto Saúde e Alegria, ASPROC, ABES-ES e Consultoria Plan Evaluation.

O objetivo principal do evento foi a construção de uma nova ferramenta para diagnóstico dos modelos de gestão de água nas comunidades participantes do programa e apresentação de plataforma de monitoramento dos projetos futuros.

Para isso contou com a colaboração de todos os parceiros presentes na discussão e decisão conjunta das dimensões que devem ser observadas e critérios a serem respeitados para a obtenção de um modelo de gestão comunitária da água sustentável. Foram também avaliadas a viabilidade de diferentes formatos para coleta de dados e a periodicidade ideal dessa coleta no campo.

Durante os debates ocorreram apresentações de: Paula Burt, da Fundação Avina do Paraguai; Davide Pompermaier, do Projeto Saúde e Alegria; Marcondes Ribeiro, do Instituto SISAR e apoio da Consultoria Plan Evaluation para construção e aplicação do diagnóstico de gestão como também na condução de pesquisas com foco na medição das mudanças percebidas pelos beneficiários finais após participação no programa.

Por meio da avaliação dos parceiros e das atividades comuns entre eles estão sendo desenvolvidos indicadores para acompanhamento dos projetos. Já o projeto piloto da ferramenta para o diagnóstico será implementado até setembro de 2019, e será realizado em todas as comunidades beneficiadas até novembro de 2019.

Projeto Coca-Cola